terça-feira, abril 05, 2011

Saramago é reivindicado como espanhol

Cerca de 26,5% dos portugueses e 21,5% dos espanhóis considera que José Saramago é espanhol, sendo que os espanhóis dão nota mais favorável à sua obra que os portugueses, segundo um estudo divulgado esta terça-feira.

Os dados foram recolhidos na 3.ª edição do Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL), um projecto luso-espanhol que ouviu cidadãos dos dois países e analisou vários componentes do relacionamento ibérico. Este ano os responsáveis pelo estudo incluíram perguntas sobre José Saramago.
No caso do escritor português, o número de leitores da sua obra é maior em Portugal (35%) do que em Espanha (26,8%) mas, numa escala de zero a dez, os espanhóis dão melhor nota (8,44) do que os portugueses (8,14) a essa obra.

A confusão é muito maior no caso da nacionalidade do Nobel da Literatura.
Só 34,9 % dos portugueses considera que Saramago é português, sendo que 26,5% o considera espanhol e 16,9% que tem as duas nacionalidades. Cerca de 21,8% não sabe.

No caso dos espanhóis, a maioria (41,1%) não sabe, mas 21,5% considera que é espanhol, contra 19,3 por cento que considera que tem as duas nacionalidades e 18,1 que diz que é português.

O estudo foi realizado por Mariano Fernández Enguita (Universidade Complutense de Madrid) e por Salvador Santiuste Cué (CASUS, Universidade de Salamanca), tendo o apoio de Fernando Luís Machado e António Firmino da Costa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) em Lisboa teve o apoio do CIES-IUL.
No total foram inquiridas telefonicamente 1.741 pessoas, com mais de 16 anos de idade - 893 espanhóis e 848 portugueses - com uma amostragem aleatória estratificada por províncias (em Espanha) e distritos (Portugal).

Sem comentários: