sexta-feira, maio 04, 2007

Cadeira de "designer" português escolhida para Casa Branca

A cadeira de teatro "Flame", desenhada pelo arquitecto português Filipe Oliveira Dias, "esteticamente muito bela", "excepcionalmente robusta e durável" e "resistente a nódoas", foi escolhida para equipar a Sala de Imprensa da Casa Branca em Washington DC.

O arquitecto portuense comentou à agência Lusa que esta escolha "não é muito importante", a nível monetário, pois o preço está fixado e recebe à quantidade.
Ao invés, Oliveira Dias realça que "a referência (da escolha da Casa Branca) ajuda a passar a palavra" e, como tal, é "muito importante".
Trata-se, segundo Oliveira Dias, de uma cadeira "muito bela, inspirada numa harpa" e "notavelmente cómoda".

Construída em Barcelona pela Figueras International Seating, pode ser experimentada em Portugal nos Teatros Municipal de Vila Real (Bragança) e Helena Sá e Costa (Porto), bem como no Auditório Cálem (Vila Nova de Gaia).
A cadeira começou a ser fabricada em 1999.

Com obra feita em cerca de oitenta países, Filipe Oliveira Dias nasceu em 1963 na cidade do Porto, onde se licenciou na Escola Superior Artística em 1989.
Presentemente a fazer o doutoramento na Universidade de Sevilha, conta no seu currículo com obras como a Aula Magna do Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras e a Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão de Vila do Conde/Póvoa do Varzim.
No estrangeiro, o arquitecto verá em breve executadas obras como o Teatro Martí, em Havana (Cuba), o Novo Palácio de Congressos de Marraquexe e o Palácio de Congressos de Tanger, ambos em Marrocos.