terça-feira, abril 07, 2009

CPLP: "Brasil deve liderar países de língua portuguesa", diz alto responsável da CPLP

O secretário-geral do Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) considera importante reconhecer "o grande papel do Brasil" na cena internacional e entende que este país deve liderar o bloco lusófono.

"Penso que pela importância tradicional do país, a comunidade de língua portuguesa deverá ser liderada pelo Brasil", referiu Francisco Mantero. Para o secretário-geral, isso é uma "inevitabilidade e será muito bom, não só pela grandeza cultural mas económica e da população do país".
O Brasil chegou ao G20 e, na avaliação de Mantero, "será uma questão de tempo" para obter um lugar permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. "Muito provavelmente será um dos países vencedores da crise internacional", preconizou.

Para Mantero, o Presidente Lula tem sido o maior embaixador da língua portuguesa no mundo, pois como não fala outra língua, acaba fazendo com que os outros falem o português "e isso é altamente positivo".
A Cimeira do G20, realizada em Londres, segundo referiu Mantero, registou também outra presença importante da língua portuguesa: do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
"Todo esse movimento é fundamental para a afirmação da língua. Afirmando-se a língua, afirma-se também a capacidade empresarial de fazer negócios", acrescentou.

Sem comentários: