quarta-feira, abril 29, 2009

"Timor será prioridade estratégica e factor de influência regional"

in Notícias Lusófonas

Quando Timor-Leste alcançar a estabilidade política interna, a China tornará o país uma prioridade estratégica e um factor de expansão da sua influência regional, defendeu o académico e investigador de assuntos asiáticos Moisés Silva Fernandes.
"Se houver estabilidade política em Timor-Leste, é inexorável que a China se vai virar para Timor. Nota-se isso em Timor - quem construiu um edifício novo para o Ministério dos Negócios estrangeiros de Timor foi a China, quem está a construir o palácio presidencial é a China e a China que já tinha uma embaixada está a construir uma nova embaixada para ser uma das maiores no país", disse Moisés Silva Fernandes, director do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa. Para o investigador, "havendo estabilidade política, depois tudo pode mexer. A China sabe que existe ali um actor importante, mas não quer entrar num confronto de influências directo com a Austrália porque sabe que a Austrália é o polícia regional para os Estados Unidos".

"Um aumento de influência da China naquela região nunca acontecerá de uma forma confrontacional, mas poderá acontecer através de uma aliança informal, nunca escrita, em que haverá uma convergência de interesses - incluindo Portugal, por razões políticas, que quer que Timor seja um Estado viável e onde a hegemonia australiana seja menor; e também a Indonésia e a Malásia", adiantou. Silva Fernandes defende que Portugal, China, Indonésia e Malásia "têm o denominador comum de serem favoráveis a uma redução da hegemonia australiana, e dentro destes quatro há Estados que têm interesses muito concretos que no caso da China é o petróleo, devido à proximidade do sul da China a Timor". "Isto será feito gradualmente só depois da resolução da questão da estabilidade política interna de Timor-Leste, mas há sem dúvida um interesse muito concreto nos recursos energéticos", observou.

A China tem apostado em África - Angola é o principal fornecedor de petróleo à República Popular -, mas enfrenta o problema dos custos elevados em termos de transporte, devido à distância, e de segurança, devido à necessidade de passagem por duas zonas onde os problemas de pirataria são graves, a costa da Somália e a zona do estreito de Malaca. "Uma solução regional seria muito melhor para a China porque lhe custaria muito menos em termos de transporte e segurança e também em termos de projecção de influência e havendo alternativas regionais ao fornecimento energético, como Timor, as prioridades ajustam-se", disse Silva Fernandes. Tudo dito, o investigador ressalva no entanto que "é impossível avançar horizontes temporais", para tal evolução estratégica.

Sem comentários: