quarta-feira, abril 01, 2009

Guiné-Bissau: ex-PM Francisco Fadul espancado por homens fardados

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau e actual presidente do Tribunal de Contas guineense, Francisco Fadul, foi espancado hoje de madrugada na sua residência em Bissau por homens armados, encontrando-se a receber tratamento no hospital da capital.
"Fui espancado por 15 homens vestidos com uniformes militares e armados com AK-47", afirmou Fadul, em declarações aos jornalistas. "Roubaram-me dinheiro e bens", acrescentou.

O ataque a Francisco Fadul aconteceu depois do ex-governante ter acusado o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, de estar a revelar atitudes de submissão perante os militares, durante uma conferência de imprensa, na segunda-feira.
Fadul alertou ainda na conferência de imprensa para o "risco de as Forças Armadas assumirem o poder" caso não houvesse um consenso entre a classe política em relação à realização de presidenciais.
O primeiro-ministro guineense anunciou terça-feira que os partidos políticos chegaram a um consenso político e que as presidenciais deverão ocorrer em finais de Junho.

Entretanto, o representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, condenou os ataques contra Francisco Fadul, e o advogado Pedro Infanda.
Mutaboba "condena a detenção ilegal a 23 de Março do advogado Pedro Infanda pelas Forças Armadas depois das suas declarações à imprensa e os maus-tratos físicos durante a sua detenção".

[É o que acontece a quem tem opinião e critica os militares neste "país" "democrático"? Ainda gostava que alguém me explicasse quais as habilitações de Francisco Fadul para ser presidente do Tribunal de Contas da Guiné. Nomeado por Nino Vieira (antes era pró-Mané...), uma das primeiras medidas foi pôr o Governo em tribunal. Excelente...]

Sem comentários: