quarta-feira, abril 01, 2009

Israel: Novo MNE nega compromisso criação Estado palestiniano

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, o ultra-conservador Avigdor Lieberman, afirmou hoje que o novo governo não tem compromisso com os acordos de paz alcançados na conferência de Annapolis, realizada em 2007 sob mediação dos Estados Unidos e que estabelece a criação de um Estado palestiniano.

"Não tem validade", disse Lieberman, líder do Partido Yisrael Beitenu, acusado de racismo por fazer campanha contra a minoria árabe do país e cujo lema era "não à cidadania sem lealdade ao Estado".
A posse de Lieberman como ministro dos Negócios Estrangeiros preocupa a comunidade internacional pelos retrocessos no acordo de paz com os palestinianos.
O cargo foi uma concessão do novo primeiro-ministro israelita, Benyamin Netanyahu, do conservador Likud, que precisou dos 15 assentos obtidas pelo Beitenu no Parlamento para formar a coligação.
Na conferência de Annapolis, o então primeiro-ministro Ehud Olmert concordou em avançar nos esforços pela solução de dois Estados, nas conversas de paz com os palestinianos.
"O governo de Israel nunca ratificou Annapolis, nem o Parlamento", disse Lieberman.

[E alguém que conheça esta "individualidade" estava à espera de afirmações diferentes? Começou a palhaçada no governo de Netanyahu. Esta coligação governamental durará quantos meses?]

Sem comentários: