segunda-feira, abril 27, 2009

Lisboa ocupa 44ª posição no "ranking" das cidades com melhor qualidade de vida

O Estudo mundial sobre qualidade de Vida 2009, realizado em 215 cidades mundiais, coloca Lisboa no 44º lugar do "ranking", com a mesma pontuação que as cidades norte-americanas de Washington e Chicago e a japonesa Osaka.

O estudo realizado pela consultora Mercer, e divulgado hoje pelo jornal espanhol Expansión, analisa 39 factores relacionados com a situação política, social, cultural e económica além dos transportes, lazer, bens de consumo, habitação e meio ambiente das cidades. Segundo estes parâmetros, Viena de Áustria é a cidade com melhor qualidade de vida, seguida das cidades suíças, Zurique e Genebra. Vancouver, no Canadá, e Auckland, na Nova Zelândia, estão empatadas na quarta posição.
A Alemanha e a Suiça são os países com mais cidades no top 10 do "ranking" da Mercer, com 3 cada um. Lisboa aparece em 44º lugar, ocupando a mesma posição do ano passado e empatada com Washington, Chicago e Osaka. A capital lusa ultrapassou a espanhola, em termo de qualidade de vida, uma vez que Madrid, que no ano passado ocupou a 43ª posição, este ano caiu para a 48ª. Barcelona aparece em 42º lugar, Paris em 32º e Londres em 38º. Nova Iorque, a cidade que serve de base comparativa, ocupa a 49ª posição. Bagdade, no Iraque, aparece como a cidade mundial com menos qualidade de vida, ocupando o 215º lugar na lista da Mercer.

Sem comentários: