segunda-feira, abril 20, 2009

Emir do Qatar espera que vozes de Portugal e Europa se façam ouvir no processo do Médio Oriente

O Emir do Qatar disse hoje esperar que as vozes de Portugal e da Europa se façam ouvir no processo de estabilização do Médio Oriente, considerando necessário inaugurar uma "nova fase" neste domínio.

"Esperamos que a voz de Portugal e a voz da Europa se façam ouvir para garantir a estabilização do Médio Oriente, sobretudo na sequência das agressões que tiveram lugar nos últimos tempos em Gaza" , disse o Emir do Qatar numa declaração no Palácio de Belém, no final de uma audiência com o Presidente da República (PR).
Recordando as "relações de longa data" existentes entre Portugal e o Qatar, o Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani considerou ser agora tempo de "inaugurar uma nova fase, reforçando juntos o processo de paz do Médio Oriente".
"Foi um assunto que abordámos com bastante pormenor no nosso encontro" , acrescentou, numa referência à audiência com o PR, Aníbal Cavaco Silva, que se prolongou por cerca de 45 minutos.
Ainda a propósito do processo de estabilização do Médio Oriente, Cavaco Silva recordou igualmente "a convergência muito forte" que existe entre Portugal e o Qatar no "desejo de paz, estabilidade e desenvolvimento no Médio Oriente".
"Portugal considera que a voz moderada e sábia do Qatar é muito importante para que o processo de paz do Médio Oriente tenha sucesso", sublinhou o PR, assinalando que o Sheikh é o primeiro chefe de Estado do Qatar a visitar Portugal, países que estabeleceram relações diplomáticas em 1982.

A propósito da visita do Emir do Qatar, o chefe de Estado português disse estar certo que irá contribuir para o fortalecimento das relações bilaterais dos dois países, quer no plano político, mas também no plano económico e empresarial.
O PR destacou ainda o acordo que irá ser assinado entre Portugal e o Qatar sobre "promoção do investimento", manifestando-se convicto que possam vir a contribuir para a realização de parcerias entre empresários dos dois países.
"Estou convencido que vai contribuir para que se possam realizar parcerias e investimentos cruzados entre empresários portugueses e empresários do Qatar", sublinhou.

Ainda no âmbito das relações económicas, o Sheikh Al Thani disse ter sido com "grato prazer" que verificou que existe em Portugal "um terreno de interesses recíprocos", assegurando que tudo fará para "reforçar a cooperação das relações económicas entre o Qatar e Portugal".
O Emir do Qatar agradeceu ainda a Cavaco Silva as diligências que tem desenvolvido para a assegurar a presença de uma embaixada do Qatar em Portugal, considerando que a presença de um embaixador em Lisboa "vai também ajudar a reforçar a cooperação, a parceria, a amizade" entre os dois países.

Sem comentários: