quarta-feira, janeiro 23, 2008

Centro de Língua Portuguesa em Oxford com nova aposta de programação

Personalidades portuguesas vão debater a lusofonia e a Europa, numa aposta do Centro de Língua Portuguesa em Oxford, cuja programação recebeu elogios no meio académico inglês, afirmou a directora. Em contacto telefónico a partir de Lisboa, Luísa Pinto Teixeira disse que as iniciativas do centro, para 2008, colocam em debate a lusofonia e a perspectiva portuguesa sobre a Europa, numa programação "algo ambiciosa".

"As reacções têm sido fantásticas. Tenho recebido muito apoio e elogios dos vários departamentos da Universidade de Oxford (UO), também de outros colégios em Inglaterra e da Embaixada de Portugal em Londres", afirmou a nova directora, que dirige o Centro de Língua Portuguesa em Oxford desde Setembro de 2007.

O professor Armando Marques Guedes, presidente do Instituto Diplomático, considera-se privilegiado por colaborar neste programa com o apoio da UO e "toda a importância e impacto isso tem". A arrancar com a programação, o professor Marques Guedes realiza uma conferência sobre a Política Europeia de Vizinhança (PEV), que já conta com a inscrição máxima de 50 pessoas. "Já tive de recusar a entrada das últimas pessoas que se inscreveram", afirmou a directora.
"Estou muito contente com aquilo que estou a conseguir", conta Teixeira, que chama a atenção para o aumento de alunos na UO inscritos na Licenciatura e Doutoramento em Língua Portuguesa, "o que revela interesse não só em Portugal, mas sobretudo no Brasil e em África". Em contraste com este entusiasmo, na Universidade de Cambridge, também no Reino Unido, foi anunciado, no ínicio de 2007, o encerramento da Licenciatura em Português em Outubro deste ano, por falta de fundos para a financiar. O trabalho desenvolvido pela nova direcção do Centro de Língua Portuguesa da UO "faz renascer o centro com um projecto de maior qualidade", rematou o professor Marques Guedes.

in Notícias Lusófonas

Sem comentários: