O navio MSC Bengal atracou ontem pela primeira vez no Porto de Sines para iniciar a ligação semanal entre o extremo Oriente e Portugal, naquela que será a primeira escala europeia da rota deste navio. Este trajecto, que terá largadas de vários países do extremo Oriente e se completa na Europa com os portos de Le Havre, Antuérpia e Bremerhaven, será efectuada por navios contentores com capacidade entre oito e 9500 e 20 pés de comprimento (cerca de seis metros) e trará, de acordo com a administradora do Porto de Sines, Lídia Sequeira, "uma dinamização do sistema portuário nacional, visto que Sines tornar-se-á um alimentador dos outros portos do país", além de que poderá trazer efeitos económicos positivos para toda a Península Ibérica.
"Esta escala ficará mais próxima dos locais de produção e consumo tornando, consequentemente, o mercado português mais competitivo", acrescentou Sequeira ao PÚBLICO.
Esta é também uma aposta do Porto de Sines reivindicada há alguns anos pelos responsáveis da administração portuária, que considerou não ser possível "pensar num crescimento acentuado de qualquer porto sem esta ligação". A colaboração cada vez mais estreita entre o mercado português e o chinês poderá, com o início desta colaboração semanal, ganhar novo fôlego, sendo este o único porto da Península Ibérica que oferece este serviço de ligação directa de Xangai.
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