quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Acordo entre a UE e a Sérvia já não será assinado amanhã

A Comissão Europeia disse hoje que o acordo de cooperação entre a União Europeia (UE) e a Sérvia não será assinado amanhã e lamentou a "obstrução" à assinatura deste acordo do primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica.

O Comissário para o Alargamento, Olli Rehn, afirmou: "Espero que estes problemas possam ser resolvidos rapidamente. Mas devo dizer que lamento muito o adiamento desta assinatura (...) lamento profundamente a obstrução de alguns políticos em Belgrado, que não ouviram a voz do povo sérvio, que se pronunciou a favor do futuro europeu da Sérvia".

A UE tinha proposto a 28 de Janeiro, alguns dias antes da segunda volta das eleições presidenciais na Sérvia, que este acordo fosse assinado a 7 de Fevereiro em Bruxelas. Mas, após a reeleição, no domingo passado, do Presidente pró-europeu Boris Tadic e a "luz verde" jurídica da UE na segunda-feira a uma missão encarregue de acompanhar a independência da província sérvia do Kosovo, Kostunica considerou este acordo uma "burla". Recusou reunir o governo para aprovar a assinatura de um acordo que, na opinião de Kostunica, só pretende obter da Sérvia "o consentimento à independência do Kosovo", à qual os dirigentes sérvios sempre se opuseram.

Seis países da UE - Eslováquia, Chipre, Grécia, Espanha, Bulgária e a Roménia - opõem-se a um reconhecimento imediato do Kosovo, enquanto a maioria dos membros da UE e os Estados Unidos estão prontos a reconhecer a independência.

Sem comentários: