segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Açores: Governo quer maior aproximação com Massachusetts

O presidente do Governo açoriano defendeu hoje uma maior aproximação política e institucional entre o arquipélago e o estado norte-americano de Massachusetts e um reforço das relações económicas e empresariais dos dois territórios.
Carlos César falava na abertura de uma sessão de trabalho com uma missão empresarial daquele estado, onde reside uma significativa comunidade emigrante, que está a visitar os Açores desde sábado. César salientou que, no quadro das relações transatlânticas, os Açores "desfrutam de um estatuto tendencialmente central e são uma referência incontornável e não negligenciável".
"Há relações históricas de maior intensidade emocional entre a região autónoma dos Açores e o estado de Massachusetts do que entre Portugal e os EUA, não obstante a importância política" das relações entre os dois países, alegou.
Para o presidente do Governo, o aproveitamento destas circunstâncias históricas, afectivas e geográficas passa, porém, por uma "maior aproximação política e institucional" entre Massachusetts e os Açores, ao nível parlamentar, governamental e autárquico.
César defendeu, também, uma "renovada cooperação académica" entre universidades, assim como uma mais activa parceira ao nível económico e empresarial.

O congressista Barney Frank lidera a missão empresarial de Massachusetts aos Açores para um conjunto de reuniões de trabalho, que têm por objectivo analisar eventuais parcerias a desenvolver no futuro entre os dois territórios. A delegação é composta por cerca de 50 elementos, incluindo os senadores estaduais Marc Pacheco (Mass.) e Daniel da Ponte (Rhode Island), os deputados estaduais Michael Rodrigues e António Cabral, o antigo senador William MacLean e o ex-presidente da Câmara de New Bedford, Frederick Kalisz.
A delegação é também constituída por empresários de variados ramos e por cerca de 20 responsáveis da Universidade do Massachusetts, UMASS Dartmouth.
Segundo César, a missão terá oportunidade de conhecer oportunidades de investimento em áreas como a energia, ambiente, agricultura, pesas, ciências, investigação e turismo.
Para o congressista Frank, este tipo de encontro poderá resultar em benefícios mútuos para Massachusetts e Açores.

Sem comentários: