sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Fundação Champalimaud aposta em técnica revolucionária na Lusofonia

A Fundação Champalimaud (FC) inaugurou um centro, na Índia, para estudar a aplicação de células estaminais na reconstrução de tecidos dos olhos e vai criar centros móveis para aplicarem estas soluções em Angola e Moçambique, assim como no centro que será construído em Lisboa, em 2010.

O Centro Champalimaud de Investigação Translacional (C-Tracer), inaugurado em Hyderabad, na Índia, resulta de uma parceria entre a FC e o LV Prasad Eye Institute e vai dedicar-se, prioritariamente, nesta fase, ao estudo e aplicação de células estaminais adultas na reconstrução de tecidos dos olhos. Fonte da FC disse que "o C-Tracer representa uma vontade e uma visão: o objectivo da Fundação é realizar a melhor investigação, com resultados aplicáveis no mais curto espaço de tempo". Segundo a Fundação, já foram feitas mais de 400 intervenções bem sucedidas na reconstrução da córnea a partir de células do limbo, que são depois cultivadas e aplicadas no olho afectado, permitindo que os doentes passem a ver. Nos casos em que os dois olhos do paciente foram afectados os cientistas deste centro na Índia começaram a desenvolver "uma técnica única e revolucionária a partir de tecidos do lábio inferior que são cultivados de forma a gerarem tecido equivalente ao da córnea (epitelial), sendo posteriormente transplantados para o doente".

Leonor Beleza, presidente da FC, disse, na Índia, que "o modelo do C-Tracer - investigação translacional orientada para uma aplicação clínica eficaz em tempo muito reduzido - traduz a ambição maior da Fundação e o modelo que deseja para o futuro Centro Champalimaud, em Lisboa". O C-Tracer vai também desenvolver um programa dedicado aos países em vias de desenvolvimento, com a criação de centros móveis para prestar cuidados de saúde na visão utilizando células estaminais e reconstrução dos tecidos. Moçambique, Angola e países africanos de expressão portuguesa deverão ser dos primeiros a beneficiar desta iniciativa, garante a Fundação.

in Notícias Lusófonas

Sem comentários: