sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Chineses querem fábrica de pilhas no Alentejo

O parque industrial de Beja poderá receber a instalação de uma grande unidade de produção de pilhas alcalinas destinadas exclusivamente ao mercado externo. O projecto foi apresentado à Câmara Municipal pelo grupo Shangai Union Technology, que pretende investir cerca de 220 milhões de euros e tirar partido do futuro aeroporto regional, que deverá estar pronto até ao final do ano.
Depois de gorada a intenção da Associação da Indústria e do Comércio dos Chineses em Portugal, que pretendia instalar na cidade uma plataforma logística, o presidente da autarquia alentejana, Francisco Santos (do PCP), acredita que esta iniciativa "tem outra solidez". E revela que os investidores "trouxeram uma proposta mais concreta, foram ver o terreno e mostraram-se interessados". "Parece-me uma coisa relativamente sólida, não me parece ser uma brincadeira", afirmou em declarações ao DN.
A futura fábrica deverá ocupar seis hectares no parque industrial de Beja. Uma área que a autarquia vai vender por cerca de 150 mil euros, com infra-estruturas feitas e apenas direito de superfície.

O presidente da Núcleo de Empresários de Beja (Nerbe), Luís Serrano, encara esta possibilidade "com bons olhos" mas avisa que "é preciso ponderar sobre a natureza do investimento" porque, destacou com insistência, "muitos ficam pelo caminho. Precisamos de investimento estável e duradouro". Em meados de Fevereiro, o representante do grupo chinês, Mei Shen Bao, regressará a Beja "com pessoas ligadas ao poder político de Xangai" e, adiantou o presidente da Câmara Municipal, "esse será o momento decisivo" para a concretização de um investimento que poderá criar 580 postos de trabalho e produzir 100 milhões de pilhas por ano.
Refira-se que o autarca manifesta maior esperança neste projecto do que na plataforma logística anunciada no último Verão e que serviria para distribuir produtos nas lojas chinesas no Sul do País. O projecto, que chegou a ser apresentado com grande pompa, acabou por não progredir e parece estar esquecido.

Sem comentários: