Angola é o próximo destino da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV), que representa cerca de 700 empresas portuguesas. O país faz parte do plano de internacionalização da associação, cuja próxima missão empresarial parte para Luanda a 22 de Novembro.
Entretanto a ANIVEC/APIV está no Brasil. Oito empresas portuguesas de vestuário e confecção - Acorfato, Ana Salazar, Anos 30, Arcos & Faria, Cruz & Areal, Grasil - Confecções, Hall & CA, Henrique & Oliveira e Troficolor Têxteis - iniciam hoje uma missão empresarial de quatro dias a São Paulo para aprofundar as relações comerciais com o mercado brasileiro.
O Brasil "é um objectivo antigo com potencialidades fantásticas sobretudo em roupa de homem e de criança", diz Alexandre Pinheiro, presidente da ANIVEC/APIV. O responsável explica que "a missão empresarial é para estudar a forma de exportar os produtos, mas também serve para encontrar parceiros, podendo fazer a ponte entre o Brasil e a Europa".
"Temos a ganhar não só o mercado com 100 milhões de potenciais consumidores, como parcerias que se podem fazer, estudando a melhor forma como as empresas se devem organizar para melhor penetrarem no Brasil", acrescenta o presidente da ANIVEC/APIV.
Alexandre Pinheiro reconhece que "as questões burocráticas e alfandegárias são as maiores barreiras à exportação para o Brasil", mas o empresário está confiante que as negociações em curso na Associação Europeia do Sector Têxtil e Vestuário (Euratex) permitirão alcançar "acordos bilaterais" para o "livre comércio e reciprocidade para a indústria da moda".
O presidente da ANIVEC/APIV explica que o Brasil "é um objectivo antigo", tendo em 2008 sido dado o primeiro passo para aprofundar as relações, com um acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT), que representa cerca de 30.000 empresas brasileiras. Segundo o responsável o acordo permite que ambas as associações utilizem as suas sedes, no Porto e em São Paulo, como escritórios e estabeleçam pontos de colaboração no âmbito do negócio da moda.
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