segunda-feira, novembro 09, 2009

China promove encontro em Lisboa para estabelecer parcerias com países lusófonos

A sessão plenária do 5.º Global China Business Meeting reúne terça-feira em Lisboa cerca de duas centenas de empresários e representantes oficiais para estabelecer parcerias internacionais com os países lusófonos.

O encontro é organizado pela empresa suíça Horasis, com o apoio, em Lisboa, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e contará com a presença de líderes chineses, portugueses e de países lusófonos, entre outras nacionalidades.

O Global China Business Meeting é considerado o mais importante encontro anual de presidentes de empresas chineses com parceiros internacionais. Segundo a organização estarão presentes os primeiros-ministros de Moçambique, Luísa Dias Diogo, e de Cabo Verde, José Maria Neves, e o vice-primeiro-ministro timorense, José Luís Guterres.
Nas presenças de empresários portugueses destacam-se Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo, Fernando Ulrich, presidente do Banco Português de Investimento, e Fernando Faria de Oliveira, presidente da Caixa Geral de Depósitos.
Encontros semelhantes promovidos pela China têm sido realizados desde 2005 em cidades europeias como Barcelona, Genebra e Frankfurt para promover estratégias de crescimento global.

No encontro - que tem como objectivo desenvolver a cooperação internacional, desta vez com a África - participam ainda Alessandro Teixeira, presidente do APEX (Brasil); Mao Zhenhua, presidente do China Chengxin International Credit Rating (China), David Li, presidente do Bank of East Ásia (Hong Kong); e Frank-Jurgen Richter, presidente da Horasis.
A reunião de empresários e representantes governamentais irá celebrar também o 60.º aniversário da fundação da República Popular da China e os 35 anos das reformas económicas.
Segundo a organização serão também assinalados os 30 anos do início das relações diplomáticas entre a China e Portugal.

A reunião de trabalho do Global China Business Meeting decorre num hotel em Lisboa, na terça-feira, com várias sessões e debates sobre liderança, globalização, investimento, e a cooperação entre a China e países lusófonos.
Hoje, também segundo a organização, decorrerá uma recepção para os participantes no Convento do Beato, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e o presidente do AICEP, Basílio Horta.
A organização refere também a presença do primeiro-ministro nesta recepção, mas fonte do gabinete de José Sócrates disse que o chefe de Governo não irá estar presente por se encontrar na Alemanha, nas comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim.

Sem comentários: