sexta-feira, novembro 13, 2009

António Guterres está entre os mais poderosos do mundo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados é o 64.º homem mais poderoso do mundo. O antigo primeiro-ministro português foi incluído na nova tabela, liderada por Barack Obama, Hu Jintao e Vladimir Putin.

A Forbes seleccionou chefes de Estado, criminosos, dirigentes religiosos, empresários e filantropos. A revista norte-americana mediu a influência nos cerca de 6,7 mil milhões de habitantes do planeta. Cada uma das 67 personalidades representa 100 milhões de pessoas. Há 16 europeus na lista e cinco latino-americanos. O Presidente do Brasil, Lula da Silva, aparece em 33.º, enquanto o mediático homólogo venezuelano, Hugo Chávez, se queda pelo último posto. Silvio Berlusconi (12), Angela Merkel (15), Gordon Brown (29) e Nicolas Sarkozy (56) também lá estão.
Os recursos financeiros, a capacidade de poder em várias esferas e de exercer activamente esse poder levaram ainda à inclusão de Joaquín Guzmán, o mais famoso dos narcotraficantes, e do fundamentalista islâmico Osama bin Laden. Da área dos media e da tecnologia, encontram-se os co-fundadores da Google, Sergey Brin e Larry Page (5), Rupert Murdoch (7), Bill Gates (10), Oprah Winfrey (45), o director do The New York Times, William Keller (51), e o director-geral da BBC, Mark John Thompson (65).

Sem comentários: