A Portugal Telecom abandonou a lista das 500 marcas mais valiosas de todo o mundo, classificação liderada pela Google.
A Energias de Portugal é a 280ª marca mais valiosa em todo o mundo, o que significa uma queda em relação à 193ª posição que ocupava no ano passado. No entanto, a eléctrica nacional consegue ficar um lugar acima do valor de marca do Facebook.
De acordo com a classificação elaborada pela “Brand Finance” e que avalia as 500 marcas mais valiosas de todo o globo, a EDP passa de um valor da marca de 4,4 mil milhões de dólares para 3,692 mil milhões de dólares, que corresponde também a uma perda do “rating” de AA para AA-.
Apesar da queda, a empresa liderada por António Mexia consegue ficar à frente do Facebook, que entra pela primeira vez para a lista. Com uma importância de 3,69 mil milhões de dólares, a empresa que gere a rede social não ocupa uma melhor posição devido à opacidade da estratégia de diversificação do seu produto, embora a “Brand Finance” escreva que não há muitas dúvidas sobre a “enorme popularidade” da marca.
No ano passado, a EDP ocupava a 193ª posição e a congénere espanhola, Iberdrola, estava apenas 10 lugares acima, como a 183ª marca mais valiosa. Este ano, a diferença alargou-se consideravelmente. A cotada portuguesa ficou-se, então, pela 280ª posição, enquanto a espanhola está agora no 111º lugar, uma subida de 4,6 mil milhões para 8,2 mil milhões de dólares no valor de marca.
A Portugal Telecom abandonou a classificação e já não está entre as 500 empresas com uma marca de destaque. Em 2010, a marca PT encontrava-se na 373ª posição com um valor de 2,5 mil milhões de dólares. Tendo em conta que a empresa que está na 500ª posição, a norte-americana Cognizant Tech, vale 2,26 mil milhões de dólares, a cotada liderada por Zeinal Bava viu diminuir a soma da marca pelo menos abaixo deste montante.
Sem comentários:
Enviar um comentário