segunda-feira, março 28, 2011

Souto Moura vencedor de 'Nobel' da arquitectura

O arquitecto do Porto ganhou o prémio que já distinguiu nomes como Oscar Niemeyer e Frank Gehry.

Eduardo Souto Moura venceu o prémio Pritzker 2011, considerado como o "Nobel da arquitectura". O anúncio foi feito por um site especializado na área - o "Scalae".
O atelier do arquitecto Eduardo Souto Moura confirmou a atribuição do prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura.

Entre os projectos mencionados, o júri destacou a obra do Estádio Municipal Braga, construído para o Euro 2004, mais conhecido como o estádio AXA, construído numa antiga pedreira.


Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitectura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única”, pode-se ler no comunicado emitido pelo júri do prémio.

Souto Moura é também autor de projectos como a Casa das Histórias, o museu da pintora Paula Rego, em Cascais. Recebeu o Prémio Pessoa em 1998, e é o segundo arquitecto português a receber o Pritzker (Álvaro Siza recebeu-o em 1992).


Souto Moura receberá o prémio, no valor de 100 mil dólares (cerca de 70 mil euros), numa cerimónia que acontecerá em Junho em Washington D.C.

Sem comentários: