segunda-feira, março 28, 2011

Mísia segunda vez agraciada pelo Governo francês

Mísia vai ser distinguida pelo Governo francês com o grau de Oficial da Ordem das Artes e Letras. A fadista portuguesa vai ser recebida na quarta-feira pelo embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva, no Palácio de Santos.

Esta é assim a segunda vez que Mísia é agraciada pelo Governo francês, tendo sido distinguida em 2004 pelo ministro da Cultura francesa, com o grau de Cavaleiro desta mesma ordem. Um ano depois, recebeu do Presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoë, a Grande Medalha de Vermeil da Cidade, a maior distinção da capital francesa.

Num comunicado, o governo francês destaca o percurso de 20 anos da fadista portuguesa. “O seu estilo, único e peculiar, revolucionou a interpretação tradicional do fado. Num momento em que surgem muitas vozes talentosas, Mísia permanece uma figura incontornável, indissociável da cultura e da identidade nacional portuguesas”, pode-se ler no comunicado.

O Governo francês refere ainda que com esta distinção, “a França pretende homenagear esta excelente intérprete que contribuiu com uma sonoridade própria para o reconhecimento do Fado dos nossos dias”.

A Ordem das Artes e das Letras foi criada em 1957 com o objectivo de distinguir personalidades pelo mérito na criação ou actividade no meio artístico ou literário em França ou no mundo e possui três níveis, por ordem crescente de importância: cavaleiro, oficial e comandante.

Este ano Mísia, além do lançamento do novo álbum totalmente constituído por fados tradicionais com letras escritas por mulheres, irá actuar em Nova Iorque, no âmbito da apresentação do filme “Passione”, de John Turturro.

Sem comentários: