segunda-feira, março 07, 2011

Turismo: Portugal está entre 18 países mais competitivos

Portugal caiu uma posição no ranking do Fórum Mundial do Turismo, mas figura entre os 18 países mais competitivos do mundo para desenvolvimento de negócios no sector turístico, revela um estudo global do Fórum Económico Mundial (FEM) divulgado esta segunda-feira, em Andorra.

Portugal desceu uma posição face ao obtido no estudo de 2009, embora obtendo a mesma classificação (5 pontos).

De acordo com a quarta edição do Travel & Tourism Competitiveness Report publicado no âmbito do fórum global (GTF na sigla internacional), a Suíça, a Alemanha e a França ocupam o top3 em termos de atractividade à luz do índice global TTCI - The Travel & Tourism Competitiveness Index, estrutura central do estudo.
O relatório classifica os países em função de três grandes pilares (ambiente regulatório; infra-estruturas; recursos naturais, culturais e humanos) englobando diferentes categorias da envolvente de viagens e turismo.

As áreas em que Portugal obtém a melhor pontuação são precisamente o enquadramento regulatório (destaque para a rubrica de saúde e higiene); ambiente de negócio e infra-estruturas. Os recursos também ajudam ao posicionamento de Portugal, nomeadamente a natureza.

No relatório do FEM são analisados 139 países. Além dos três primeiros já referidos, o top10 deste ano integra ainda, por esta ordem: Áustria, Suécia, Reino Unido, EUA, Canadá, Espanha e Singapura.


O relatório do FEM foi produzido em colaboração com a Deloitte e diversos parceiros do sector como a IATA, a Organização Mundial de Turismo (UNWTO) o Conselho Mundial do Turismo (WTTC) e diversas empresas privadas (Airbus; Hertz; etc).

Sem comentários: