quarta-feira, março 30, 2011

Israel quer construir ilha para se "livrar" de Gaza

Israel está a estudar a construção de uma ilha ao largo da Faixa de Gaza, com porto e aeroporto destinados aos palestinianos, revelou hoje a segunda cadeia televisiva privada israelita, noticia a AFP.


O projecto, desenvolvido desde há três meses pelo ministro israelita dos Transportes, Yaakov Katz, com o apoio do chefe do governo, Benjamin Netanyahu, prevê a construção de uma ilha artificial com quatro quilómetros de comprimento por dois de largura.
Esta ilha acolheria também uma zona turística, uma marina, hotéis e uma unidade de dessalinização de água do mar.

Seria ligada a terra firme, na Faixa de Gaza, através de uma ponte com quatro quilómetros de comprimento.
O custo está estimado entre cinco mil milhões e dez mil milhões de dólares (3,5 mil milhões e 7,0 mil milhões de euros), conforme as opções escolhidas, e os trabalhos deverão durar entre seis a 10 anos, acrescentou a televisão.

Os responsáveis do projeto, que ainda precisam do apoio oficial e final de Benjamin Netanyahu, entendem que a ilha deveria ser gerida pela Autoridade Palestiniana, de Mahmud Abbas.

Submetida a um estrito embargo marítimo por Israel, a Faixa de Gaza, um território estreito de areia, que está entre as zonas mais pobres do mundo, é controlada desde junho de 2007 pelo movimento islamista Hamas.


Segundo o projeto israelita, os controlos de segurança de pessoas, mas também das mercadorias, seriam assegurados por uma "força internacional", que poderia incluir representantes da NATO, tanto na ilha, como na ponte, "para evitar tráficos".
Ainda segundo a televisão, este projeto, que já recebeu o "apoio entusiástico" do presidente Shimon Peres, permitiria a Israel desembaraçar-se "definitivamente da Faixa de Gaza", ao abandonar a tutela das trocas comerciais do território, enquanto mantinha o bloqueio marítimo, para impedir o contrabando de armas.

[A criatividade sionista é sempre deliciosa...]

Sem comentários: