quinta-feira, dezembro 20, 2007

Brasil: Câmara dos Deputados cria subcomisão para a CPLP

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados criou hoje uma subcomissão parlamentar para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A proposta foi do deputado José Fernando de Oliveira, do Partido Verde (PV), de Minas Gerais, que foi eleito presidente da subcomissão.
"A criação da submissão visa forçar um interesse maior do Brasil em relação à CPLP. Queremos colocar a CPLP na agenda do Congresso brasileiro e fortalecer a comunidade dentro do país", disse o parlamentar.
O deputado Oliveira admitiu que o Brasil dá à CPLP uma "importância ainda pequena se comparada aos outros países membros" - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
"Queremos reverter esse quadro e pretendemos também impulsionar o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), que foi o berço da CPLP", assegurou Oliveira.
A sessão de constituição da subcomissão contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e dos embaixadores de Portugal, Francisco Seixas da Costa, de Cabo Verde, Daniel Pereira e de Angola, Leovigildo da Costa e Silva.

O embaixador português evocou a figura do idealizador da CPLP, José Aparecido de Oliveira, que morreu a 19 de Outubro último, aos 78 anos de idade.

Sem comentários: