quarta-feira, dezembro 12, 2007

Brenntag investe 5,5 M€ e cria 45 empregos em Monção

A multinacional alemã "Brenntag Portugal, Produtos Químicos, Lda" vai construir uma fábrica na Zona Industrial da Lagoa (ZIL), em Monção, num investimento de 5,5 milhões de euros que criará 45 novos postos de trabalho, anunciou a Câmara Municipal de Monção. Em comunicado, a Câmara acrescenta que a Brenntag Portugal vai ocupar uma área de 2,6 hectares.
Neste momento, aquela zona tem contratualizadas sete fábricas espanholas, mas apenas uma está em laboração, concretamente a "Portufergari, Perfilação de Alumínios, Lda", que produz perfis de alumínio, ocupa 13 mil metros quadrados, significou um investimento de 1,5 milhões de euros e criou 46 postos de trabalho.
Também de capital espanhol, mas ainda em construção, contam-se quatro fábricas, entre as quais a Rada (construção de embarcações de desporto e de lazer, 460 mil euros de investimento e 20 postos de trabalho), e a Herteco, SL (fabricação de componentes metálicos para automóveis e injecção de espumas, 716 mil euros e 24 empregos).
A Garimar Yachts, Lda (construções de embarcações de desporto e lazer, 725 mil euros e 60 postos de trabalho) e a Pavestone Unipessoal, Lda (fabricação de artigos de granito e de rochas, 5,6 milhões de euros e 30 novos empregos) são as outras duas.
Em fase de projecto, estão as espanholas Estaleiros do Norte, Lda, vocacionada para a construção de embarcações de desporto e lazer, que investirá 550 mil euros e criará 45 postos de trabalho, e Grayto, Lda, ligada à fabricação e impressão de embalagens de cartão, um investimento de 10 milhões de euros e 132 empregos.
A ZIL tem ainda contratualizadas mais 11 empresas portuguesas, na sua maioria de Monção, que no total investirão 2,8 milhões de euros e criarão cerca de 150 trabalhadores.
Das empresas portuguesas, apenas estão duas em laboração, ambas ligadas à construção civil e obras públicas.

Sem comentários: