Seja para obter informação ou para enviar formulários, as empresas portuguesas usam mais a Internet para comunicar com organismos públicos do que muitas congéneres europeias. E a maioria vai para além da simples consulta de documentação ou troca de e-mails.
De acordo com o relatório da UMIC, duas em cada três empresas em Portugal preenchem e submetem on-line formulários ou impressos (um número que exclui o sector financeiro, onde este indicador atinge os 92%). Esta é, assim, a métrica em que Portugal melhor se classifica em todo o documento: 3º lugar na tabela da Europa a 25 (onde, em média, apenas 44% das empresas usa a Internet para preencher e enviar documentos), ficando atrás apenas da Finlândia e da Irlanda.
A "comunicação externa com empresas" ocupa, aliás, o 3º lugar na lista das actividades que um maior número de organismos públicos da administração pública central executa on-line - 65% dos organismos diz comunicar com empresas "muito frequentemente" por este meio (no topo da lista das actividades on-line da administração pública está a procura de informação e a comunicação com cidadãos surge apenas em quinto lugar).
A adopção de tecnologias de informação e comunicação no mundo empresarial é o capítulo em que Portugal mais se consegue aproximar do resto da Europa, estando próximo (mas ligeiramente abaixo) da média em indicadores como o uso de computadores nas empresas, existência de acesso à Internet e acesso a banda larga.
O facto de o conjunto das empresas portuguesas ainda não ter atingido a média europeia e surgir frequentemente na segunda metade dos rankings deste sector deve-se ao facto de Portugal ter uma grande percentagem de empresas de reduzida dimensão, explica o presidente da UMIC, Luis Magalhães. É precisamente nas pequenas empresas (mais de 10 e menos de 50 pessoas) que as tecnologias de informação e comunicação mais têm dificuldades em penetrar: 6% destas firmas não têm computadores, 12% não estão ligadas à Internet e 62% não têm site. Ao longo dos últimos anos, contudo, os progressos têm sido significativos. Enquanto em 2003, em média, 85% de todas as empresas dos então 15 estados-membros da União tinham Internet, Portugal ficava-se pelos 70%. Actualmente, está nos 90%, quatro pontos percentuais abaixo da média.
Sem comentários:
Enviar um comentário