Em Portugal, o PIB por habitante ficou a 75% da média da União Europeia alargada (UE-27), em 2006, recuando ligeiramente face ao ano anterior para os níveis de 2004, indicam dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.
De acordo com o critério PPS (sigla inglesa para Paridade do Poder de Compra), um conceito que exclui o efeito da inflação/país, as diferença oscilam entre 37% e 280% em relação ao índice 100, de referência para o conjunto da UE.
No "grupo" de Portugal, com o PIB per capita cerca de 25% abaixo da média da UE estão também Malta e a República Checa. Outros países do Mediterrâneo, como a Espanha, Itália e Grécia já evidenciam marcas com uma diferença entre 10 e 20% da média europeia.
O Luxemburgo e a Irlanda, com 280% e 146%, respectivamente, lideram o ranking do poder de compra na economia da zona euro. Estes dois países reforçaram sua posição relativa face a 2004, enquanto Portugal mantém-se com gap de 25%.
De acordo com o organismo europeu de estatística para 2006, a Bulgária e a Roménia apresentam os valores mais baixos do índice, abaixo de 40% da média da UE.
Sem comentários:
Enviar um comentário