A secretária da Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou hoje que a "parceria estratégica" entre os portos de Leixões e Viana do Castelo visa concorrer com a Galiza e ganhar competitividade à escala europeia. Segundo Vitorino, o sistema marítimo-portuário nacional ficará "muito mais competitivo" com aquela parceria, sendo assim possível "pôr de lado os fantasmas do porto de Vigo e outros que tais, que já andam com algum medo" das mudanças anunciadas em Portugal.
A governante frisou que mais do que fazer concorrência à Galiza, o objectivo é ganhar competitividade à escala europeia, conquistando para os portos nacionais tráfego que hoje utiliza portos de outros países. "Nada justifica que existam determinados tráfegos com destino à Península Ibérica que entrem, por exemplo, por Antuérpia e Roterdão", referiu Vitorino no decorrer de uma visita de trabalho ao porto de Viana do Castelo.
O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) vai retirar-se, no decorrer do primeiro semestre de 2008, da gestão directa dos portos comerciais secundários de Viana do Castelo e Figueira da Foz, que serão constituídos em sociedades anónimas, de capitais exclusivamente públicos, seguindo o modelo adoptado para os maiores portos portugueses.
O porto de Viana do Castelo será detido a 100% pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, enquanto o da Figueira da Foz passará para a Administração do Porto de Aveiro, num processo que já em curso e que estará consumado no primeiro semestre de 2008.
No caso do porto de Viana do Castelo, a governante referiu que os acessos rodoviários deverão arrancar em início de 2008 e ficar concluídos um ano depois, enquanto para a concretização dos acessos ferroviários fixou 2013 como horizonte temporal.
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