quinta-feira, dezembro 06, 2007

Mário Soares reafirma vontade de ver arquipélago na União Europeia

O antigo Presidente da República de Portugal Mário Soares reafirmou, no Mindelo, que gostaria de ver Cabo Verde como membro de pleno direito da União Europeia. Soares falava na terça-feira, no Centro Cultural do Mindelo, ilha de São Vicente, como convidado de uma conferência organizada pelo Instituto de Estudos Superiores Isidoro Graça (IESIG). O antigo chefe de Estado português falou sobre o tema "Cabo Verde e a Europa na encruzilhada dos destinos: ontem, hoje e amanhã", que serviu de base também a uma intervenção do Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires.
Segundo a Inforpress, Mário Soares voltou a dizer que a sua opinião é a de que, após o 25 de Abril, Cabo Verde devia ter obtido um estatuto de região autónoma de Portugal, como a Madeira e os Açores. Porém, acrescentou, na altura a questão não podia pôr-se já que tanto a Guiné-Bissau como Cabo Verde, liderados pelo mesmo partido, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), queriam era a independência.

Pedro Pires, que falou depois de Soares, lembrou que há 32 anos o próprio Banco Mundial considerava o novo país inviável e congratulou-se depois com a integração de Cabo Verde no grupo de países de rendimento médio, a partir de Janeiro, e detentor de um Índice de Desenvolvimento Humano "notável". A conferência do IESIG termina hoje, com uma intervenção do professor português Adriano Moreira sobre "O ensino superior, a democracia, o desenvolvimento e o empreendedorismo".

Sem comentários: