terça-feira, novembro 11, 2008

Empresa britânica de Vale e Azevedo vai ser comprada por sócios suecos

Não querendo levantar suspeitas, mas repare-se nos nomes dos accionistas das empresas. Alguém consegue perceber, à primeira vista, quem é accionista de qual empresa? Até parece simples...

Noticia a Lusa:
"A V&A Capital Limited, gerida por João Vale e Azevedo, vai ser adquirida ainda este mês por uma sociedade sueca controlada pelos quatro sócios do empresário português na empresa britânica. Este negócio foi confirmado pelo ex-presidente do Benfica, que dirige actualmente a V&A Capital e mantém residência em Londres. O Conselho de Administração da 360 Holding AB, presidida por Nils Peter Sieger e tendo como directores David Gibbons, Arcadio Mir e Glenn Cooper [Em 2002 dizia sobre a gestão de Vale no Benfica: "Uma gestão excelente". Durante a direcção de V. Azevedo, foi "assessor" do presidente e esteve ligado a várias contratações discutíveis, com percentagens de intermediário igualmente suspeitas], decidiu, numa reunião extraordinária realizada a 22 de Outubro, comprar a V&A Capital através de uma troca de acções.

A empresa sueca, perita na aquisição e consolidação de empresas de jogo, está cotada no índice First North, o mercado alternativo para pequenas empresas da bolsa de valores de Estocolmo, a OMX. A compra de 50,5% do capital da sociedade sueca foi efectuada através da Finurba Corporate Finance Limited, uma subsidiária britânica da Finurba, um grupo sedeado em Portugal e fundado em 1967 pelo alemão Niels Peter Sieger. Na reunião de 22 de Outubro, em que os quatro sócios de Vale e Azevedo assumiram a direcção da 360 Holding, foi decidido que todas as subsidiárias, que operavam na área de jogos, seriam vendidas por cerca de 416 mil euros a um consórcio liderado pelo ex-vice-presidente, Anders Holmsted, que por sua vez tinha vendido a sua participação à Finurba Corporate Finance.
Esta decisão foi tomada por considerarem que a sua actividade não se enquadra na estratégia de investimento delineada pela empresa com a compra da V&A Capital, que deverá ser formalizada numa assembleia geral extraordinária até ao final do mês. Na mesma ocasião foi determinado que a sociedade sueca passará a utilizar o nome da V&A Capital e vai solicitar de imediato a entrada no principal índice da OMX, perspectivando para o futuro investimentos e aquisições na Europa ou nos EUA. Todas estas operações terão de ser aprovadas pelos accionistas da 360 Holding na reunião que se realiza ainda este mês, tratando-se apenas de uma formalidade uma vez que as duas empresas são controladas agora pelos mesmos dirigentes. Vale e Azevedo adiantou hoje à Lusa que as duas empresas vão coexistir com o mesmo nome, mas em dois países diferentes. "A V&A Capital vai continuar a ser uma empresa britânica", garantiu o empresário, negando a intenção de se mudar para a Suécia.

Sem comentários: