sexta-feira, novembro 21, 2008

"Tasquinha" apoia entrada da Indonésia na CPLP

Depois de aqui termos noticiado a intenção do actual embaixador da Indonésia em integrar este país na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o "Tasquinha" resolveu apoiar este intento, tendo em conta as afinidades histórico-culturais e linguísticas com este organismo.

Hoje, José Ramos-Horta veio juntar-se a este projecto, declarando ser uma "excelente ideia" a entrada da Indonésia na CPLP.
"Timor-Leste endossa totalmente a ideia, porque a Indonésia é um dos países que tem laços de séculos com Portugal e a lusofonia", afirmou o Presidente da República de Timor-Leste.

"Basta ver a língua indonésia, com milhares de vocábulos portugueses, basta ver os monumentos, mesmo em Java e Sumatra, ou basta ver as gentes de Aceh que têm origem portuguesa", acrescentou o chefe de Estado timorense. "É um país com longas tradições portuguesas. Só por aí, a Indonésia merece o estatuto", declarou José Ramos-Horta.
O Presidente timorense diz também que "não há nenhum ciúme timorense" na ideia indonésia, "antes pelo contrário".
A Indonésia deu início aos contactos para obter o estatuto de observador associado da CPLP, disse esta semana o embaixador indonésio em Lisboa, Francisco Lopes da Cruz.

José Ramos-Horta levantou a hipótese de conceder o mesmo estatuto à Malásia se este país se mostrar interessado, "por causa de Malaca".

Sem comentários: