O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu, em Leiria, que o País tem de procurar mercados alternativos em regiões que tenham um grande potencial de crescimento por força das matérias-primas que possuem.
"Não podemos deixar de vender mais e melhor para os países que nos vendem o petróleo que nós consumimos", afirmou Luís Amado num jantar-conferência promovido pela Associação Empresarial da Região de Leiria. O governante citou exemplos de mercados nos quais Portugal "tem quotas de penetração muito baixas", como a Venezuela, o Brasil e a Argentina.
"São mercados de crescimento para o nosso País", sublinhou o responsável, destacando, particularmente, o caso da Venezuela, onde vive meio milhão de portugueses.
Além da América do Sul, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros apontou igualmente os países do Magreb, como a Argélia ou a Líbia e até Marrocos, mas também alguns estados do Golfo: Arábia Saudita, Iraque e Qatar.
"São regiões onde há um enorme potencial para gerar equilíbrios com a economia portuguesa", disse Luís Amado, reconhecendo ser «absolutamente indispensável que a penetração nesses mercados» resulte de "uma acção concertada com as associações empresariais e o Governo" por forma a garantir a entrada das pequenas e médias empresas.
O responsável explicou ainda que 2009 será um ano decisivo, com a tomada de posse da nova administração norte-americana, as eleições em Israel e no Irão.
Sem comentários:
Enviar um comentário