sexta-feira, novembro 21, 2008

Mais de 1.200 portugueses eleitos nas autárquicas francesas

Mais de 1.200 portugueses ou luso-descendentes residentes em França foram eleitos nas autárquicas de Março passado, segundo dados da Embaixada de Portugal em Paris, que acredita que esse número pode chegar aos 3.500.
"Detectámos um pouco acima dos 3.500 autarcas" que podem ser de origem portuguesa, disse hoje à Agência Lusa o embaixador de Portugal em França, António Monteiro.
O diplomata falava na véspera de se realizar, em Paris, o 5º Encontro de Luso-Eleitos nas Autarquias Francesas, organizado pela Embaixada.
De acordo com António Monteiro, a Embaixada enviou uma carta a todos os autarcas que havia a suspeita de terem "ligações a Portugal".
Fonte da Embaixada de Portugal em Paris responsável pelo levantamento dos autarcas de origem portuguesa explicou que os nomes de todos os eleitos nas autárquicas foram colocados no site do Ministério do Interior francês.

"Verificámos quais os que tinham apelidos portugueses. O embaixador dirigiu cartas a 3.700 pessoas felicitando-as e propondo-lhes a inscrição num banco de dados na Embaixada", disse a fonte, acrescentando que "200 responderam a dizer que não eram portugueses", pelo que foram retirados da lista. "No total responderam 1.400 pessoas e 1.200 confirmaram ser portugueses e inscreveram-se num banco de dados criado pela Embaixada", disse.
Dos 1.200 inscritos na base de dados, 40 são presidentes de câmara, 180 são vereadores e 981 conselheiros municipais, precisou.
A mesma fonte disse ainda que o método utilizado nas eleições de 2001 foi o contacto pessoal através da rede consular, mas, "dado o tamanho do território, a maioria (dos luso-eleitos) não teve qualquer contacto com as autoridades portuguesas".

Trabalho bem feito, mas só pela metade...

Sem comentários: