quarta-feira, janeiro 13, 2010

E.U.A.: Português em voto crucial para Obama

Um político luso-descendente é um dos três candidatos do estado do Massachusets à sucessão do falecido senador democrata Edward ‘Ted’ Kennedy, numa eleição crucial para o futuro do plano de Saúde do presidente norte-americano, Barack Obama.
Joe Kennedy, republicano, é filho de pai português mas herdou o nome da família de acolhimento com a qual cresceu. Por uma incrível coincidência, no próximo dia 19 vai concorrer como candidato independente ao lugar do histórico ‘Ted’ Kennedy, o que está a confundir muitos eleitores, que julgam que ele faz parte da famosa dinastia política democrata.

Essa confusão pode ter consequências trágicas para os democratas, já que muitos eleitores podem votar nele convencidos de que estão a votar no partido dos Kennedy, ou seja, o Partido Democrata, cuja candidata oficial é Martha Coakley. Esta está à frente em todas as sondagens, mas se perder muitos votos para Joe Kennedy poderá acabar por ser derrotada pelo republicano Scott Brown, acabando assim com a actual maioria democrata de sessenta lugares no Senado, crucial para a passagem do plano de reforma da Saúde do presidente Obama.

Sem comentários: