segunda-feira, janeiro 04, 2010

Mohamed VI anuncia regionalização de Marrocos

O rei Mohamed VI anunciou um plano de regionalização de Marrocos que deverá começar pelo disputado território do Sara Ocidental, noticiou o diário espanhol “El País”. Marrocos é um dos países mais centralizados do mundo.

A “renovação e a modernização” do Estado marroquino foi anunciada ontem à noite num discurso do monarca em Marraquexe. “Temos a intenção [...] de colocar as províncias recuperadas do sul entre as primeiras beneficiárias da regionalização avançada”, disse.
O soberano nomeou também ontem uma comissão de 22 membros para desenhar, no prazo de seis meses, um programa de regionalização. O Sara Ocidental, antiga colónia espanhola, é um território que a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, pretende tornar independente de Marrocos.

Mohamed VI já tinha dado a entender em discursos anteriores que poderia dar ao Sara Ocidental uma certa autonomia e este anúncio feito agora é interpretado como uma resposta política ao impulso dado ao independentismo sarauí pela acção de protesto, realizada no mês passado em Lanzarote, da activista Aminetu Haidar.

Sem comentários: