quarta-feira, janeiro 06, 2010

ONU: Brasil ocupará vaga provisória no CS até 2012

O Brasil passará a ocupar a partir deste ano uma vaga provisória no Conselho de Segurança (CS) da ONU, em substituição da Costa Rica, por um período de 24 meses, anunciaram esta terça-feira fontes diplomáticas.

Os outros quatro novos membros do conselho até 2012 são Bósnia Herzegovina, Gabão, Líbano e Nigéria, ao lado do Brasil.
Nos próximos dois anos, a presidência do Conselho de Segurança, cuja primeira reunião será esta semana dirigida pelo embaixador chinês Zhang Yesui, ficará sob responsabilidade da China.
O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, cinco permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido) e outros 10 não permanentes, eleitos pela Assembleia Geral da ONU por um período de dois anos.

[Lembram-se de Portugal dizer que estava a lutar por um lugar não permanente no CS para o biénio 2011-2012? Cavaco Silva andava a angariar apoios em Setembro com esse objectivo. Ora aqui está o resultado... Significa que não conseguimos 150 votos, dos 192 países membros e que as "mais de uma centena de declarações escritas e orais, assim como várias declarações de intenção de vários países, no sentido de apoiarem a pretensão portuguesa" não deviam de passar de pura (má) publicidade. A diplomacia portuguesa perdeu a oportunidade, única, de juntar Portugal e Brasil no CS e ter dois países de língua portuguesa no principal órgão da ONU, com toda a influência política, estratégica e cultural que isso implica! O Brasil reforça a sua "candidatura" a membro permanente do CS, num futuro próximo alargamento, o que, em termos globais, é muito positivo para a língua portuguesa.]

Sem comentários: