A estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) na ilha de Santa Maria, Açores, ficará operacional em Outubro, a tempo de acompanhar o lançamento do foguetão Ariane 5, no início de 2008.
Ricardo Conde, supervisor da Edisoft, uma das três empresas portuguesas a trabalhar na estação, adiantou aos jornalistas que em Agosto será montado o restante equipamento tecnológico, ficando "tudo operacional" em Outubro.
No âmbito de um acordo estabelecido no final de 2005 entre Portugal e a ESA, a instalação da estação na ilha de Santa Maria vai acompanhar os lançamentos do foguetão Ariane 5 e poderá ainda ser utilizada para outros lançamentos e para serviços de recepção e envio de dados. Segundo o responsável, a estação de Santa Maria é uma das doze estações da ESA, distribuídas por vários pontos do globo, que vão monitorizar o lançamento do Ariane 5.
A ilha de Santa Maria foi considerada a melhor localização no Atlântico para receber a estação da ESA, que vai cobrir todo o percurso desde o lançamento em Kourou (Guiana Francesa) até à acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS).
Sem comentários:
Enviar um comentário