quarta-feira, julho 11, 2007

Tratado de Tordesilhas exposto pela 1ª vez na Torre do Tombo

O Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1492, será exposto pela primeira vez ao público a partir de quinta-feira, na Torre do Tombo, em Lisboa.

A exposição do Tratado e de cinco dos mais de 83 mil documentos do Corpo Cronológico, assinalam a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direcção-geral de Arquivos (DGA) e a Rede Eléctrica Nacional (REN), que permitirá o tratamento e digitalização de documentação relativa à Inquisição de Lisboa.
Os termos do acordo estabelecem um apoio mecenático no valor de 600 mil euros da REN à DGA para "a conservação, restauro, descrição e digitalização de um subfundo documental relativo à Inquisição de Lisboa", explicou Silvestre Lacerda, director-geral dos Arquivos.

A verba será disponibilizada ao longo de três anos, tendo sido escolhida a documentação da Inquisição "por ser a mais procurada, tanto por nacionais como por estrangeiros", disse Lacerda.
O Tratado de Tordesilhas foi recentemente declarado pela Unesco como "Memória do Mundo", assim como o Corpo Cronológico, um fundo que agrupa documentos do século XII a XVIII.

Como alguém dizia: outros tempos...

Sem comentários: