segunda-feira, julho 09, 2007

TGV 'low cost' mais longe de Portugal

Portugal vai ficar de fora da primeira associação europeia de operadores ferroviários de alta velocidade para praticar preços "low cost".
Os principais transportadores ferroviários europeus lançaram a semana passada uma associação para promover serviços transfronteiriços de transporte de comboios em alta velocidade em padrões de "low cost" e com crescentes preocupações ambientais e de eficiência energética. No entanto, esta rede deixa de fora a Península Ibérica e quase toda a Europa mediterrânica, incluindo a Itália.

Uma das principais metas desta aliança ferroviária de alta velocidade é combater os preços "low cost" praticados pelos agrupamentos das linhas aéreas a nível mundial através da redução dos tempos de percurso e da facilitar o transporte dos passageiros atravessar a Europa em novas linhas ferroviárias de alta velocidade, como a TGV Est, o novo troço de alta velocidade que Paris, via Estrasburgo, à Alemanha, num novo sistema de transporte que disponibilizará bilhetes a 30 euros.

De acordo com os objectivos da Railteam, em 2009 será possível comprar um único bilhete, por exemplo, para viajar em comboio de alta velocidade entre Glasgow, na Escócia, e Perpignan, na fronteira entre França e Espanha.

Apesar do interesse para o projecto de alta velocidade europeu e português nesta iniciativa, seria prematuro a negociação entre a RAVE - Rede de Alta Velocidadee os membros desta aliança. Com efeito, caberá aos futuros operadores a negociação com esta aliança para a integrar”, resume a fonte oficial da RAVE.

E que jeito que isto nos dá....

Sem comentários: