Portugal vai ficar de fora da primeira associação europeia de operadores ferroviários de alta velocidade para praticar preços "low cost".
Os principais transportadores ferroviários europeus lançaram a semana passada uma associação para promover serviços transfronteiriços de transporte de comboios em alta velocidade em padrões de "low cost" e com crescentes preocupações ambientais e de eficiência energética. No entanto, esta rede deixa de fora a Península Ibérica e quase toda a Europa mediterrânica, incluindo a Itália.
Uma das principais metas desta aliança ferroviária de alta velocidade é combater os preços "low cost" praticados pelos agrupamentos das linhas aéreas a nível mundial através da redução dos tempos de percurso e da facilitar o transporte dos passageiros atravessar a Europa em novas linhas ferroviárias de alta velocidade, como a TGV Est, o novo troço de alta velocidade que Paris, via Estrasburgo, à Alemanha, num novo sistema de transporte que disponibilizará bilhetes a 30 euros.
De acordo com os objectivos da Railteam, em 2009 será possível comprar um único bilhete, por exemplo, para viajar em comboio de alta velocidade entre Glasgow, na Escócia, e Perpignan, na fronteira entre França e Espanha.
“Apesar do interesse para o projecto de alta velocidade europeu e português nesta iniciativa, seria prematuro a negociação entre a RAVE - Rede de Alta Velocidadee os membros desta aliança. Com efeito, caberá aos futuros operadores a negociação com esta aliança para a integrar”, resume a fonte oficial da RAVE.
E que jeito que isto nos dá....
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