sexta-feira, julho 27, 2007

Portugueses entre os melhores da Europa no e-Government

Os três finalistas portugueses dos European e-Government Awards (prémios europeus de governo electrónico) estão a caminho de Bruxelas. Os coordenadores dos projectos participam este fim-de-semana num workshop de preparação para a cerimónia de entrega dos galardões, agendado para os dias 20 e 21 de Setembro, em Lisboa, durante a conferência ministerial de e-Government.

Esta iniciativa da Comissão Europeia distingue a melhor forma de aplicação das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TCI) no serviço público. As plataformas digitais eGAIANIMA, Évora Distrito Digital e @INPI chegam à fase final juntamente com 49 outras ideias distribuídas por quatro categorias: "Melhores serviços públicos para o emprego e crescimento"; "Participação e transparência"; "Impacto social e coesão"; "Administração efectiva e eficiente".

Os finalistas foram seleccionados de um total de 311 candidaturas por um painel de peritos independentes de vários países europeus. A decisão foi determinada pelo impacto e resultados da aplicação; o potencial para inspirar ou ser utilizado por outras administrações públicas; o desenvolvimento da vertente multicanal; a inovação e a eficácia; e a capacidade de impressionar.

Esta é a terceira edição dos European e-Government Awards, criados em 2003 para distinguir o trabalho de entidades públicas locais, regionais e nacionais, de forma a aumentar a eficiência, a qualidade e a acessibilidade dos serviços públicos através das TCI.

Sem comentários: