segunda-feira, julho 09, 2007

Gordon Brown confirma dificuldades diplomáticas para realização da Cimeira/UE África

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reconheceu hoje, em Londres, perante o seu homólogo português, que ainda "existem dificuldades" diplomáticas para ultrapassar a presença do Zimbábue na cimeira UE/África, não tendo sido encontrada uma solução que garanta a sua realização.

Por seu lado, o Primeiro-Ministro português, José Sócrates, recordou que a Europa precisa de manter um diálogo aberto com África.

Recentemente, em Lisboa, José Sócrates afirmou que a Europa "pagou caro" a ausência de diálogo com o continente africano.

A Cimeira UE/África, uma das bandeiras da presidência portuguesa neste semestre, está marcada para os dias 08 e 09 de Dezembro em Lisboa.

Os dois governantes falavam em conferência de imprensa, no número 10 de Downing Street, após uma reunião que durou uma hora e durante a qual foram passadas em revistas questões relacionadas com a presidência portuguesa da União Europeia.

Face à constante violação dos direitos humanos no Zimbabué, a União europeia adoptou sancções contra Harare e os seus dirigentes que estão impedidos de se deslocar à Europa. O país atravessa há seis anos uma grave crise económica e a sua inflação ronda os 1.750%.

Sem comentários: