quinta-feira, julho 19, 2007

Primeiro vírus informático apareceu há 25 anos

O primeiro vírus informático para computadores pessoais surgiu há 25 anos, em Julho de 1982. Denominado de Elk Cloner, o vírus desenvolvido pelo estudante universitário Richard Skrenta em Pittsburgh (Estados Unidos) infectava os computadores Apple II através das disquetes que serviam como sistema operativo.

Apesar de não passar de um programa informático criado com uma determinada intenção, um vírus informático é muito semelhante a um vírus biológico porque necessita de um hospedeiro para se replicar. Se a disquete contaminada não fosse inserida noutro computador, não havia contaminação mas isso era contra a lógica natural, porque elas serviam para armazenar dados e transferi-los entre computadores. O Elk Cloner não era maligno - excepto em raras situações - mas apenas intrusivo, chato.
O vírus ganhou o título de primeiro apenas porque foi disseminado entre utilizadores da informática. Na verdade, já antes outros tinham sido desenvolvidos e controlados em laboratórios informáticos, para analisar o seu impacto e potencial estrago se lançados na comunidade informática. Outros vírus tinham igualmente sido detectados em computadores empresariais ou redes de comunicações, como a ARPAnet, na década de 70. O próprio termo vírus apenas surgirá em Novembro de 1983, avançado por Len Adleman, um investigador da área de segurança informática.

Sem comentários: