terça-feira, julho 17, 2007

Gigante japonês estuda investimento no porto de Sines

As negociações entre o conglomerado industrial japonês Mitsui e a Agência Portuguesa de Investimento (API) já duram há mais de um mês.

Em Junho, uma delegação do grupo japonês, encabeçada pelo embaixador nipónico em Portugal, Satoshi Hara, deslocou-se a Sines, tendo os representantes da Mitsui mostrado interesse em efectuar um investimento de longo prazo, comprometendo-se a voltar a contactar a API para apresentar os detalhes do projecto. A Mitsui tem actividades nos ramos automóvel, agro-alimentar, das resinas e da distribuição, mas mostrou interesse em obter dados sobre aspectos relacionados com o gás natural.

Outra hipótese de investimento da Mitsui é a própria área industrial. A deslocação a Sines partiu de uma iniciativa do embaixador nipónico, demonstrando a importância do porto de Sines para os grandes grupos empresariais multinacionais. Sines é um dos maiores portos de águas profundas da Europa, encontrando-se geograficamente na encruzilhada entre os continentes americano, africano e europeu.

Takatoshi Mitsui transformou o seu negócio familiar num grupo de grandes dimensões. Em 1634, Takatoshi juntou-se aos irmãos num negócio de têxteis. Com 28 anos multiplicou por 16 o capital inicial do negócio. Os irmãos temendo a concorrência, obrigaram-no a regressar a casa para tratar da mãe doente. Volta com uma pequena fortuna que decide engrandecer, tornando-se banqueiro. Daí em frente não parou, sendo ainda hoje considerado um dos maiores precursores das modernas técnicas de ‘marketing’. No início do século XX, o conglomerado empregava mais de 3 milhões de pessoas. A Mitsui foi desmantelada e originou mais de 200 empresas. Em 1959, ocorreu uma fusão, de que resultaria o actual grupo Mitsui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor Comendador, esperemos realmente que seja verdade tudo aquilo que aqui enumera.Silves do Alentejo merece isto e muito mais. Aguardo pacientemente por novas no vosso blog. bem hajam.