terça-feira, julho 10, 2007

Portugal tem 293 soldados em missões de paz da ONU

Portugal possui um efectivo geral de 293 elementos das suas Forças e Serviços de Segurança em Missões de Paz da ONU, cuja esmagadora maioria se encontra em Timor-Leste.

Num encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, Rui Pereira destacou os 287 efectivos nacionais estacionados em Timor-Leste, na UNMIT, para a qual Portugal é o maior contribuinte no que respeita a forças políciais.

Segundo os dados oficiais, Portugal participa também nas missões de paz no Kosovo, Bósnia, Serra Leoa, Moldávia/Ucrânia, Palestina e RDCongo, com um máximo de quatro efectivos em cada missão.

Por seu turno, Ban Ki-moon agradeceu a participacão de Portugal nas missões da ONU, manifestou desejo de que seja reforçada e felicitou o país que detém actualmente a presidência da União Europeia.

1 comentário:

FR disse...

Ja agora relembro que ha muitos mais efectivos da nossa policia que, nao estando exactamente inseridos nas Missoes das NU, desempenham um papel importante em paralelo com os capacetes azuis. Especial destaque para os nossos GOE que, pela policia da uniao europeia, no Congo como em varios outros paises aqui referidos, tem uma tradicao de sucesso na formacao das forcas policiais locais.

Nao sao muitos, mas com certeza que passam dos quatro. E em termos de dignidade, respeito e eficiencia, sao dos poucos que dao bom nome a causa.