terça-feira, julho 24, 2007

Portugueses em Andorra com mais facilidades em abrir empresas

Os portugueses residentes em Andorra vão ter mais facilidades em abrir uma empresa ou aceder a um emprego na administração pública, ao abrigo de um acordo de livre circulação hoje assinado entre Portugal e o Principado.

O acordo relativo à entrada, circulação, estada e estabelecimento dos nacionais dos dois países foi assinado pelo primeiro-ministro José Sócrates, e pelo seu homólogo andorrano, Albert Pintat. A questão da livre circulação é uma reivindicação antiga dos cerca de 13 mil portugueses residentes em Andorra, que tinham de esperar 20 anos para abrir uma empresa, enquanto os espanhóis e os franceses só precisavam de dez anos (!).
Este acordo bilateral vem introduzir melhorias no acesso a empregos na administração pública, no exercício de actividades não assalariadas e na titularidade de empresas privadas.

José Sócrates reafirmou o empenhamento, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (UE), em reforçar o relacionamento bilateral entre Andorra e a UE.
Residem oficialmente cerca de 13 mil portugueses no Principado de Andorra, que representam 13 por cento do total da população, estimada em 80 mil pessoas. A comunidade portuguesa é a segunda mais numerosa depois dos espanhóis, com 27.500 emigrantes. Os emigrantes portugueses trabalham na sua grande maioria na área da construção civil e do turismo. Andorra é, depois do Luxemburgo, o segundo país do mundo com maior percentagem de residentes portugueses.

Sem comentários: