As ilhas do arquipélago dos Açores foram eleitas como as segundas melhores do mundo para o turismo, num estudo da revista National Geographic Traveler, publicado na edição de Novembro/Dezembro deste ano.
O mesmo estudo colocou a Madeira na 69ª posição. Os Açores ficaram atrás das ilhas Faroe, na Dinamarca, e logo à frente do arquipélago de Lofoten, na Noruega, das ilhas Shetland, na Escócia e do arquipélago de Chiloé, no Chile.
Ao todo, foram 111 os destinos analisados – arquipélagos ou ilhas únicas –, por 522 peritos em turismo sustentável. A pressão turística exagerada ou, por outro lado, o esforço em encontrar o equilíbrio para não prejudicar a natureza e as populações locais foram os principais pontos analisados pelo artigo Best Rated Islands.
Numa pontuação de 0 a 100, os Açores obtiveram 84 pontos, sendo o arquipélago classificado como, "um sítio maravilhoso. Ambientalmente em boa forma. Os habitantes são muito sofisticados e a maioria já viveu fora". "Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos", continua o artigo que define os visitantes como "turistas independentes que ficam em regime de bed & breakfast".
Quanto ao ecossistema, "está em grande forma. As baleias são ainda uma visão comum. A cultura local é forte e vibrante. É comum ser convidado para a casa das pessoas para jantar, ou ser recebido com uma refeição comunal durante um festival".
Quanto à Madeira, que obteve 61 pontos, é apontada como um local a sofrer algumas dificuldades. "Apesar da reputação como um local de turismo de alta qualidade, jardins bonitos e um cenário paradisíaco para passeio, a Madeira tem sofrido com o desenvolvimento de hotéis para massas que se espalham a partir do Funchal", refere o artigo.
As ilhas com pior pontuação, apenas 37 pontos, referidas como "em sérias dificuldades", foram os destinos Ibiza e St. Thomas. A ilha americana é descrita como "uma confusão" e Ibiza "já não é Espanha, ou mesmo balear, é uma colónia da Europa e, às vezes, parece britânica apenas".
Sem comentários:
Enviar um comentário