quarta-feira, novembro 07, 2007

Eleições/EUA: Alberto Coutinho na legislatura de New Jersey

O luso-americano e candidato democrata Alberto Coutinho e a sua companheira da lista democrata Grace Spencer conquistaram na terça-feira os dois lugares do Distrito 29 na Assembleia Legislativa de New Jersey.
O Distrito 29 de New Jersey inclui quase toda a cidade de Newark e todo o vizinho município de Hillside. Os candidatos, líderes do Partido Democrático (PD) e eleitores começaram a celebrar a vitória quando eram conhecidos os resultados em 102 dos 116 locais de voto e que já davam a Coutinho 9.298 votos e a Spencer 9.863, situando-se os outros 4 candidatos na casa das poucas centenas.
Alberto Coutinho tomará posse das suas funções em 8 de Janeiro numa cerimónia na capital do estado, Trenton, durante a qual serão empossados todos os 120 membros da Assembleia Legislativa e os 40 membros do Senado estatal. Esta é a segunda vez que Alberto Coutinho, de 38 anos, se sentará na Assembleia Legislativa do Estado de New Jersey, onde em 1997 foi o primeiro luso-americano a entrar, mas por nomeação.
Em Maio de 1997, e na sequência da resignação do legislador Jackie Mattison, do Distrito 29, o PD nomeou Alberto Coutinho para concluir o mandato do legislador demissionário, o que o manteve em Trenton entre Maio de 1997 e Janeiro de 1998.
Com a eleição de terça-feira, Coutinho será, agora, o segundo luso-americano naquela câmara legislativa do estado de New Jersey.
Desde 2004, Joe Vas é o único luso-americano na Assembleia, para a qual voltou a ser terça-feira reeleito no Distrito 19, que inclui a cidade de Perth Amboy, de que é mayor desde 1990.
Vas, que já visitou Portugal e mantém contactos com a comunidade portuguesa da sua cidade, é filho de um português de Goa que emigrou para os Estados Unidos, mas mantém laços maiores com a comunidade hispana de onde procede a sua mãe.
Ao contrário, Coutinho cresceu e vive entre a comunidade portuguesa e luso-americana de Newark, tendo estado ligado juntamente com a sua família à organização do Dia de Portugal em Newark, anualmente promovido na cidade pela Fundação Bernardino Coutinho, uma fundação que leva o nome do seu pai.
Embora nascido em Newark, Coutinho é filho de Bernardino e Maria Coutinho, um casal natural de Ariz, Marco de Canaveses, de onde emigrou para Newark em 1967, tendo aqui estabelecido pouco depois uma empresa de panificação e pastelaria.
Alberto Coutinho, que concluiu em 1991 o curso de Económicas e Financeiras na New York University, tem estado associado à empresa familiar ao mesmo tempo que mantém diversas funções ligadas ora à vida política ora à vida comunitária e desportiva.

No sector desportivo, Alberto Coutinho pertence à direcção do Ironbound Soccer Club, um clube que mantém em actividade centenas de crianças praticantes de futebol em diversos escalões e ligas. Em 1994, fez parte da comissão organizadora do Campeonato do Mundo de Futebol, que se efectuou nos Estados Unidos, e em 1996 integrou a Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos em Atlanta, Geórgia, na secção de futebol.
Em 2003, o então governador democrata James McGreevey nomeou Alberto Coutinho para o Ethnic Advisory Council, um organismo estatal que funciona como órgão consultivo do governador para os assuntos étnicos.
No corrente ano, o Partido Democrata do Condado de Essex escolheu-o como candidato oficial à nomeação do Partido nas eleições primárias de Junho no Distrito 29, tendo nelas conquistado o direito a ser candidato democrata nas eleições gerais que venceu na terça-feira.

Sem comentários: