terça-feira, novembro 06, 2007

Portugueses no Governo do Ontário dão visibilidade à comunidade

A nomeação de dois luso-canadianos para o novo governo do Ontário "dará maior visibilidade à comunidade no Canadá e a Portugal", comentou hoje, o embaixador João Pedro da Silveira Carvalho. O primeiro-ministro do Ontário, Dalton McGuinty, anunciou o novo governo provincial que integra os luso-canadianos Peter Fonseca como ministro do Turismo e Charles Sousa como adjunto do ministro do Governo e Serviços ao Consumidor.
"Este é mais um importante passo na participação cívica e política da comunidade portuguesa neste país", declarou o embaixador de Portugal no Canadá.
O novo governo do Ontário foi formado na sequência das eleições legislativas realizadas na província a 10 de Outubro, tendo McGuinty, do Partido Liberal (PL), conseguido nova maioria parlamentar para o seu segundo mandato consecutivo à frente do executivo provincial. O novo ministro do Turismo, Peter Fonseca, é um luso-canadiano nascido em Lisboa, membro do PL, que renovou mandato como deputado provincial no círculo eleitoral de Mississauga Este-Cooksville. Por sua vez, Charles Sousa, também do PL, foi eleito pela primeira vez para o parlamento do Ontário, estreando-se agora no executivo como adjunto parlamentar do ministro do Governo e Serviços ao Consumidor. No passado recente, existiu já um luso-canadiano, Carl DeFaria, do Partido Conservador, que foi ministro no Ontário com a pasta da Cidadania com a responsabilidade pelos Idosos de 2002 a 2003. DeFaria, membro do Parlamento por Mississauga Este-Cooksville, foi derrotado nas legislativas de 2003 por Peter Fonseca. O sistema eleitoral canadiano é uninomimal, ou seja, apenas é eleito um deputado por cada círculo (o que tiver mais votos). No Canadá, os membros dos Governo são sempre deputados nos Parlamentos respectivos.

Sem comentários: