quinta-feira, novembro 22, 2007

China/Portugal: Universidade chinesa inaugura centro de língua e cultura portuguesas

A Universidade de Comunicações da China (UCC), vai inaugurar até final do mês um centro cultural e de ensino de português, para tornar mais fácil a aprendizagem da língua aos alunos chineses, disse hoje um responsável da instituição.
"É a concretização de um plano que se iniciou com a visita do então presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, em 2005 e no qual vimos trabalhando desde então", disse em Pequim Liang Yan, vice-presidente da Faculdade de Comunicação Internacional da UCC, na qual se insere o leitorado de português naquela instituição de ensino superior.
O novo centro de português da UCC tem apoio de Stanley Ho, o magnata dos casinos de Macau, e do Ipor (Instituto Português do Oriente), que disponibilizará também livros de português, materiais multimédia e outros utensílios de aprendizagem da língua e cultura portuguesas, referiu fonte da universidade.
"Estamos muito contentes com o novo centro de português, pois permite-nos ter acesso a materiais em português que são difíceis de encontrar na China", disse Wang Gefei, aluna de português na UCC. "É uma boa oportunidade para aprofundarmos os nossos estudos de português" acrescentou.
A UCC foi a primeira universidade na China a ter cursos de português, em 1960, mas sente necessidade de se expandir com a crescente procura do ensino de língua portuguesa na China, devido à expansão das relações comerciais entre a China e os países lusófonos, em especial Angola e Brasil.
"O número de estudante de português na nossa universidade aumentou muito rapidamente. Antes só admitíamos estudantes a cada dois anos, agora abrimos vagas todos os anos" afirmou Sílvia Yan, professora no departamento de português da UCC, onde estudam cerca de 70 alunos.
Segundo dados do IPOR, cinco universidades na China têm leitorados de língua portuguesa.

Sem comentários: