quinta-feira, novembro 29, 2007

Ministério da Economia está a negociar mais investimentos para a AutoEuropa

O ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, revelou hoje que existem negociações para que o investimento na AutoEuropa seja mais elevado do que o anunciado e se concretize um verdadeiro cluster automóvel em Portugal.
Pinho, que falava à margem da 8ª cimeira União Europeia/Índia, em Nova Deli, assumiu o seu envolvimento directo num "longo processo negocial" com a marca alemã e adiantou que se mantém envolvido em negociações que podem trazer novas fase de investimento a este projecto. O ministro frisou ainda a "necessidade" de serem criadas novas unidades de produção de componentes, estando por isso Portugal "cada vez mais perto do tão falado cluster automóvel".

A Volkswagen anunciou, esta semana, que vai investir 541 milhões de euros na sua subsidiária portuguesa AutoEuropa, até 2010. Em comunicado, a administração da marca anunciou investimentos de 9,5 mil milhões de euros nos próximos três anos, dos quais 6,5 mil milhões de euros serão investidos em novos produtos.
Na Índia, Pinho disse prever que este investimento na AutoEuropa permita "dobrar a produção actual" na unidade de produção. Além da criação de emprego qualificado e do desenvolvimento da indústria, destaca-se o carácter "intensivo" do investimento em causa e a "transferência massiva de tecnologia".

Sem comentários: