O grupo Volkswagen (VW) quer trazer novos modelos para a Autoeuropa. A fábrica portuguesa vai receber 541 milhões de euros entre 2008 e 2010, que serão “particularmente focados em novos carros”, pode ler-se no comunicado emitido, ontem, pelo grupo alemão.
“Esta é a confirmação dos valores falados em Março mas com mais pormenores”, confirmou fonte oficial da Autoeuropa. A VW quer produzir em Portugal, além do desportivo Scirocco – que começa a ser fabricado no final do ano – e do descapotável Eos, o sucessor do monovolume Sharan e o Polo em parceria com a unidade espanhola de Pamplona.
Impacto nos fornecedores portugueses:
“Lamentamos que não possamos ser fornecedores do novo Polo”, confessou Júlio Almeida, director-geral da multinacional de componentes Dura. Apesar da proposta “ganhadora” feita à VW, a Dura não foi escolhida como fornecedor de componentes para os Polos que serão produzidos na Autoeuropa. Argumento da casa-mãe: já existem compromissos anteriores para este modelo, actualmente produzido em Pamplona. Com esta base estável de fornecedores, a chegada de novos modelos a Portugal não será uma boa notícia para os fabricantes de componentes, mas especialistas do sector acreditam que poderá, no médio-prazo, aumentar a escala de Portugal como produtor automóvel e alargar o potencial de negócios para as empresas nacionais.
Retrato da Autoeuropa em 2010:
de acordo com a Autoeuropa, a partir de 2010, o cenário provável da sua produção deverá totalizar 1000 carros diários. Desta forma a fábrica portuguesa teria uma produção anual de 200 mil unidades, aumentando em 130% os valores actuais. Em termos de postos de trabalho, crescerá para 3700 empregos directos.
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